Erros grosseiros (II)

1) “Apêndice supurado” ou “Apêndice estuporado”? Supurado quer dizer convertido em pus.

2) Seu caderno é “espiral” ou “aspiral”? Lógico, espiral, pois o arame do caderno tem a forma da rosca de um parafuso. Quem diz “aspiral”, está dando vexame.

3) Estou quite com o Serviço Militar. Ou é “quites”? Se for uma pessoa só, ela está “quite”, porque “Os jovens estão quites com Serviço Militar”.

4) Neusa é médium/ Neusa é média? Neusa é médium, pois a palavra “médium” é usada para o homem quanto para a mulher, como ídolo, vítima, pessoa.

5) A mala estava leve ou leviana? A mala estava leve, pois uma mala só pode ter pouco peso. “Leviana” significa imprudente, irresponsável.

6) Fiquei fora de mim/Fiquei fora de si? “Fiquei” está na 1ª pessoa, portanto, “fora de mim”.

7) Dessas mulheres, só conheço algumas delas/ Dessas mulheres, só conheço umas par delas? A segunda, nem por brincadeira.

8 ) Vou trocar-me em dois minutos/Vou vestir-me ou trocar de roupa em dois minutos? Não se deve usar “trocar-se” por vestir-se ou trocar de roupa.

9) O motorista perdeu o controle do veículo/ O motorista perdeu a direção? Perder a direção é perder o rumo.

10) O paciente sentiu melhoras/O paciente sofreu melhoras? Se está sofrendo, então não melhorou.

11) Não saí porque estava chovendo/ Não saí por causa que estava chovendo? Indiscutível, a segunda forma tem apenas uso popular.

12) Ele já acordou/ Ele já se acordou? É impossível alguém se acordar.

13) Se ele não pode comprar isto, que dirá de mim/ Se ele não pode comprar isto, que dirá eu? Se o leitor achar pedante a primeira, que é a correta, use “muito menos eu” ou “quanto mais eu”.

14) Estou com pigarro/Estou com pigarra? Pigarra quem tem é galinha.

(fonte: “Não erre mais”, Luiz Antonio Sacconi)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 494 total, 14 max)