Dieta Fria

(OBS: leia até o final para entender e não sair por aí contando meias verdades. 🙂 )

Todos nós sabemos que 1 caloria é gasta para elevar de 1 grau celsius 1 grama de água. Em termos mais simples, isto significa que se você comer uma sobremesa muito fria (que consiste geralmente em um volume muito grande de água), o processo natural que eleva a temperatura da sobremesa à do corpo humano durante o ciclo digestivo, literalmente chupa as calorias da única fonte disponível, isto é, a gordura do seu corpo.

Por exemplo, uma sobremesa servida e comida a zero grau será rapidamente levada à temperatura normal do corpo, 37 graus. Para cada grama de sobremesa comido, este processo consome aproximadamente 37 calorias. A porção média de sobremesa pesa cerca de 168 gramas. Portanto, pelas leis da termodinâmica, 6216 calorias (1 cal/g/gr x 37 gr x 168 g) são retiradas da gordura do corpo quando a temperatura da sobremesa alcançar a do corpo.

Supondo que haja uma quantidade latente de 1200 calorias na sobremesa, a perda líquida é de cerca de 5000 calorias. Obviamente, quanto mais fria for a sobremesa, mais rapidamente você perderá peso, se este for seu objetivo.

Este processo funciona igualmente ao beber cerveja estupidamente gelada em copos congelados. Cada lata de cerveja tem cerca de 192 calorias latentes, mas extrai 12.432 calorias no processo de normalização. Portanto, a perda líquida por lata é de 12240 calorias.

Sobremesas geladas, como sorvete, são ainda mais eficientes, já que são necessárias 83 calorias por grama para derretê-las, isto é, elevar sua temperatura a 0 grau, e 37 calorias adicionais para levá-las à temperatura do corpo. Os resultados aqui são realmente notáveis. Infelizmente, para aqueles que comem pizza como desculpa para beber cerveja, a pizza (com muitas calorias latentes e servidas acima da temperatura do corpo) induz a um efeito inverso. Mas, felizmente, como já deve ter percebido o astuto leitor, a solução óbvia é beber mais cerveja com a pizza, e completar com grandes doses de sorvete. Para obter um resultado convincente, deve-se aderir religiosamente a esta dieta de pizza, cerveja gelada e sorvete.

Observação importante: A “pegadinha” neste texto está no fato de que “caloria termodinâmica” não é a mesma “caloria alimentícia”. Sendo que as calorias dos alimentos são na verdade kcal, ou seja, há um erro de 1000 vezes nos cálculos acima!!

Observação 2: viram hoje no Bom Dia Brasil os sorvetes de gorgonzola com nozes, queijo parmesão, manjericão e beterraba? Haja calorias!

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 2 total, 1 max)