System of a Down

Como nem só de Depeche Mode e música eletrônica vive o homem, vou escrever sobre uma banda que tenho ouvido (e gostado) bastante nos últimos dias: System of a Down.

O quarteto, surgido na Califórnia nos anos 90, é formado por armênios ou descendentes de armênios. Eles fazem rock’n’roll pesado, rejeitando o rótulo “new metal”. O nome da banda vem de um poema do guitarrista e letrista Daron Malakian, “Victims of a Down”, que lembra o genocídio do povo armênio no início do século XX. (Não, eu não tenho o poema aqui. Que eu saiba só o Daron tem.)

As influências são as mais variadas possíveis: Bob Dylan, John Lennon, U2, Pink Floyd, Jane’s Addiction, The Smiths, Dead Kennedys, Slayer e até Oingo Boingo (às vezes o vocalista Serj Tankian canta igualzinho ao Danny Elfman!). Na primeira turnê do System, eles abriram os shows do Slayer, um sucesso! A origem armênia influi bastante nas letras e músicas. O resultado: uma fantástica mistureba de metal, progressivo, jazz, folk acústico e cânticos do Oriente Médio e Mediterrâneo.

O genocídio – o System Of A Down passa em trechos de suas músicas certos momentos de revolta quanto a este episódio ocorrido na Armênia, pela banda ter seus integrantes de origem Armênia eles sempre estão envolvidos e tentando “denunciar” esta tragédia ao mundo. Somente no ano passado Bush reconheceu e condenou o genocídio, praticado pelos turcos otomanos. Foram mortos mais de 1,5 milhão de armênios.

Apesar de lançarem seus discos por uma gravadora grande, nada têm contra o P2P. Um dos CDs tem o singelo nome “Steal This Album!”. Tem arte gráfica imitando um CD-R e mesmo assim vendeu bastante.

Política – O System of a Down mostra como é a arte de criticar com classe. Em excepcionais discos, o grupo não poupa críticas à sociedade norte-americana e ao presidente George W. Bush. Michael Moore, o próprio, já dirigiu um videoclip da banda.

Assim disse Daron, sobre o sensacionalismo pós-11/09/2001: “Ser unido é uma coisa. Ser unido como são os racistas da Ku Klux Klan é outra coisa e isso é o que devemos temer. As pessoas não deveriam precisar de tragédias para se unir e tragédias não deveriam fazer com que povos se odiassem”.

O grupo já doou, nos últimos dois anos, mais de 20 mil dólares ao Zoryan Institute. A instituição, de origem Armênia, pesquisa e documenta o genocídio e a diáspora no país. É uma banda não cristã tomando uma atitude cristã.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 84 total, 2 max)

39 thoughts on “System of a Down

  1. meu irmão se amarra em system of down, mas confesso q nunca parei pra ouvir e prestar atenção se gosto ou não.
    beijosssssssssssssss

  2. Meus filhos me apresentaram o System e, irrequietos que são, já partiram para outras bandas. Claro que fiquei com ela pra mim. 🙂

  3. Eu já ouvi o Mezmerize e o Steal, e gostei muito! Estou baixando agora o Toxicity.
    Já uma banda que tentei gostar mas não consegui foi Linkin Park (apesar de ter algumas letras boas).

  4. Depois que li aqui sobre o novo disco do Depeche Mode, fui correndo procurar. Consegui Precious e gostei de música.
    Sistem of a down tem umas m´sicas muito legais. Chop Suey já é um clássico. do Mesmerize escuto bastante BYOB e Question

  5. velho, o toxicity é o melhor na minha simples opiniao. tb tou fissurado no system.

    ah, eles iriam lançar 2 cds no mesmo dia: o mesmerize e o hypnotize. se for baixar o segundo pelo e-mule, baixe musica por musica ou o pack com ambos os cds. eu baixei duas vezes um pack com o hypnotize, e qdo extraí, nao era o q eu queria. era uma banda muito ruim fazendo varios covers…

  6. Também gosto do System mas não conheço muita coisa, só o que toca nas rádios. Me lembra o bom e velho rock dos anos 70.

  7. Ou gostei muito desse conteudo eu mesmo já tenho uma parte do que você falo no meu flog.. visite ele e comente, vale a pena

  8. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  9. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  10. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  11. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  12. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  13. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  14. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  15. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  16. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  17. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  18. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  19. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  20. Osistem é banda muito legal,eu adoro a mistura deles de metal com hardcore

  21. EU amo o system é a melhor banda do mundo.

    bjs
    tathá

  22. SYSTEM OF A DOWN É D ++++++++++++++++++++

    A MELHOR BANDA DO MUNDO

  23. system é muitu boooooooooooooooooom
    só falta colocarem músicas delis néh

  24. po o sistem of a down e uma das melhores bandas q eu conheço se nao a melhor os cara sao d+

  25. Vei pra mim e uma das melhores bandas do mundo !!ouço todo dia e toda hora e não infaro!!sem falar que todas as musicas são boas!!se vc que não gosta muito,pega um dia coloca o cd do system e deixa o som rolar vc vai ver como é foda os caras!!um abraço pra vcs!!

  26. Bem fafá de Belem e muito boa!!tem tambem gino e geno,molejo,los caras tambem é muito bom,e janete e seus teclados!!!falo pro ces!!

  27. Bah, SOAD eh tdo…
    Tdos os cds são bons mas nossa, tva percebendo, q tem gente aki, q c diz tão fã mas n sabe nem escrever o nome da banda olha isso “Sistem of a down, Mesmerize” escuto bastante BYOB e Question, pq sera q esse cer escuta soh essas neh?? a mtv passa e os posers aumentam…eh triste!!! =/

  28. OLa pessoal.SOAD simplesmente eh uma das melhores banda do mundo…Som como eles ninguem fabrica!Fazem musicas com sentido e conquistam a galera td.Toxicity eh um espetaculo.Mermerize,pra mim,fika um poko a desejar.Eu k adoro Linkin Park veju k SOAD da show nos Lp.
    Galera eu sou de portugal,Kem kiser me conheçer mande um coments pra mim….Abraços

  29. sou fan do Sistem, e tenho uma banda que toca algumas músicas deles, é muito bom, eles tem um som maneiro. passei a curtir a banda por causa do meu irmão que também é fan do Sistem.
    Um abraço pra vcs.

  30. curto muito o som dos caras tenho todos os seus cds a musica B.Y.O.B e a q eu mais gosto

  31. os caras são muito foda e foda-se o resto dos filhas da puta que curtem link park nao sei como se escreve isso por q é uma merda e fuck system whafjhgwatagavbafbkvbvjfb…………

  32. pow……oq falar deles……….pena eh q eu soh conheci essa BANDA esse ano…….
    mais p mim………eles taum no topo
    saum a melhor banda (p mim,pelo-)
    mais eu tb naum deixo d curtir outras,como Simple Plan.
    METRO,SUGAR,F** THE SYSTEM…….100 COMENTARIOS NEH,,,,,,,,,
    ah,,,,,,,,,,,e 1 observaçao……eh…………….
    SYSTEM OF A DOWN….tah ignorante,eh c y..e depois fala q eh fã……..hehe…S.O.A.D,é assim..ou vc ama ou adeia……..

  33. tow ouvindo QUESTION e tow viajando……..
    À nos: NÃO PRECISA USAR DROGA P VIAJAR…….OUÇA SYSTEM………E TERÁ UMA VANTAGEM…………VC TAH OUVINDO A MELHOR BANDA DA VIA-LACTEA……..”

  34. Pó system é foda + seu site e 1 merda com letras vlw foda-se o mundo ! foda-se todo mundo ! e system é foda ^^

  35. como sempre,os System voltaram em grande!só espero k a segunda parte do álbum xegue rápido ás lojas!kem inda n prestou bem atenção ao cd…então k o oiça,com bons ouvidos!simplesmnt…incrível!kiss`*

  36. cara eu amo system é a melhor das bandas com letras politizadas e os caras fazem um som muito louco

  37. pow system é a melhor banda que eu conheço..eles sao td de bom..a voz do vocal é mto loca..
    eles nasceram pra brilhar msmo..
    e é issu aew system na veia..
    pq eles sao incomparaveis…

  38. A banda é legal pra C?!@#$,as musicas são bem audiveis,as letras sao bem escritas e os caras são os mais inteligentes e COOL do mundo da musica alternativa,vem aqui meu protesto pelas musicas deles serem cortadas quando tocam na radio.E que venha o proximo cd…

Comments are closed.