Chapeuzinho Vermelho na mídia

Como os diferentes meios de comunicação noticiariam a história da Chapeuzinho Vermelho.

JORNAL NACIONAL
William Bonner: “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”.
Fátima Bernardes: “… mas graças à atuação de um caçador não houve uma tragédia”.

FANTÁSTICO
Glória Maria: “… que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?…”

BRASIL URGENTE
José Luis Datena: “… onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?! A menina ia para a casa da avózinha a pé e sozinha! Não tem transporte público? Não tem segurança! Onde estava o secretário de segurança e os engenheiros da CET ? E foi devorada viva… Sim! VIVA!!! Um lobo, um lobo safado, calhorda. Põe na tela ESSE ANIMAL!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo mau. Daqui a pouco eu volto nesse caso.”

PROGRAMA DA IGREJA UNIVERSAL
Pastor: “Isso é encosto! Agora meu irmãos vamos todos juntos levantar as mãos e dizer: SAI CHAPEUZINHO VERMELHO, SAI DESSE CORPO QUE NÃO TE PERTENCE.”

CASSETA & PLANETA
Helio De La Peña: “Estamos aqui na floresta encantada, onde o Lenhador Gaúcho Fulano Bussunda de Tal matou o lobo e salvou a Chapeuzinho… E aí seu lenhador, foi difícil matar o Lobo?”
Bussunda (caracterizado de lenhador): “Sabe como é seu Casseta… Quando eu mostrei o tamanho do meu machado o Lobo ficou na maior fissura, duro foi ter que agüentar o bafo de onça dele, quer dizer de Lobo…”

SUPERPOP
Chapeuzinho é convidada para desfilar no programa só de lingerie vermelha.
Lucianta Gimenez: “Nossa, que corpo, hein garota? Muito bonita mesmo! Até eu no lugar do Lobo não iria deixar escapar essa menina!!”

BIG BROTHER
Pedro Bial: “Fala meu Lobo, Quem você vai eliminar hoje?”
Lobo: “Hoje eu vou eliminar a Chapeuzinho Vermelho, porque ela tá de complô com o Lenhador, que eu acho ao meu ver, que estão “ao nível” de me eliminar e isso não está fazendo bem para o ambiente da casa.”

O APRENDIZ
Roberto Justus: “Chapeuzinho, o que você foi fazer na casa da vovozinha?”
Chapeuzinho: “Fui levar uns doces para ela.”
Justus: “De graça? Mas você não tinha um Planejamento para isso? Achou que era o marketing mais correto? Qual seria o retorno? Que tipo de postura teve seu líder? Que providências você tomaria?”

VEJA
Fulano de Tal, 23, o lenhador que retirou Chapeuzinho Vermelho da barriga do lobo, tem sido considerado um herói na região. “O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim”, admite ele.

CLÁUDIA
“Como chegar na casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.”

NOVA
“Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.”

MARIE-CLAIRE
“Na cama com um lobo e minha avó”, relato de quem passou por essa experiência.

JORNAL (MURAL) DO BRASIL
“Floresta: Garota é atacada por lobo”.
Na matéria, a gente não fica sabendo onde, nem quando, nem mais detalhes.

O GLOBO
“Retirada Viva da Barriga de um Lobo”.
Na matéria tem até mapa da região. O salvamento é mais importante do que o ataque.

FOLHA DE SÃO PAULO
Legenda da foto: “Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador”.
Na matéria, teremos um box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S.PAULO
“Lobo que devorou Chapeuzinho seria afiliado ao PT.”

DIÁRIO GAÚCHO
“Sangue e tragédia no barraco da vovó.”

PLAYBOY
(ensaio fotográfico com Chapeuzinho no mesmo mês do escândalo) “Veja o que só o lobo viu.”

SEXY
(ensaio fotográfico com Chapeuzinho um ano depois do escândalo) “Essa garota matou a fome do lobo!!!”

CARAS
(ensaio fotográfico idem) Na banheira de hidromassagem na cabana da avozinha, em Campos do Jordão, Chapeuzinho Vermelho (18) reflete sobre os acontecimentos: “Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida, hoje sou outra pessoa”, admite.

ISTO É
“Gravações revelam que lobo foi assessor de José Dirceu.”

CAPRICHO
“Esse Lobo é um Gato!”

G MAGAZINE
(ensaio fotográfico com o lenhador) “Lenhador mata o lobo e mostra o pau”

GIL GOMES
“Esta meninaaaa… Esta pooobre meninaaa… Estava caminhando sozinha a casa da vovozinha… Quando. de repente… De repenteee… Um looobooo… Um grande loboo apareceu… E ele a devorou… Sim! Ele devorou a menininha!… A pobreee da menininhaaa!”

CORREIO BRAZILIENSE
“Petistas atacam vovozinha e tentam agarrar a netinha”
No texto: “… graças à atuação do Governador Roriz, ambas estão bem e recebem pão, leite e cesta básica.”

JORNAL DE BRASÍLIA (vulgo Jornal do Roriz)
“Roriz salva vovozinha e netinha de cra… catrás… cratás… catrástrofe”

SUPERINTERESSANTE
Tudo o que você sempre quis saber sobre LOBOS COMEDORES DE GENTE

UMA (revista feminina)
“Vou seguir adiante” — Chapeuzinho Vermelho dá uma lição de vida.

ATREVIDA (revista feminina)
Saindo de uma roubada — Dicas de Chapeuzinho Vermelho

VEJA SÃO PAULO
Casa da Vovó — Restaurante vegetariano tentar espantar má fama de local do famoso massacre

GAMEWORLD
Chapeuzinho Vermelho X Lobo Mau — Novo game é pau puro!

VIP
Chapeuzinho Vermelho como você nunca viu. O Lobo Mau bem que tentou!

NOVA ESCOLA (revista especializada em educação)
Violência — caso Chapeuzinho Vermelho é um alerta para os pais e educadores

CLAUDIA Cozinha
A Vovó se foi. Mas deixou o seu livro de receitas!

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
As dicas do Caçador para deixar sua casa mais segura

TRIP (Seção Trip Girl)
Chapeuzinho Vermelho — inocência e sensualidade depois do susto

WAGNER MONTES
“…é… a vida é assim. Uma garotinha. Uma menininha com vestidinho vermelho e chapeuzinho ia só visitar a vovozinha. Então um lobo!!!! UM LOBO DO CAPETA!!!! Um capeta peludo! Comeu a menina! No mau sentido é claro! Mas um caçador, da valente corporação dos corajosos caçadores, pegou uma escopeta e CAPUM! O lobo foi para a panela! Escraaaacha o lobo do capeta! … E ainda tem gente falando em desarmar os caçadores…”

MILÊNIO (GNT)
Hoje nós vamos entrevistar um especialista francês em canídeos que vai nos mostrar seus estudos de mais de 25 anos indicando que não é a roupa vermelha que atrai os lobos e sim o cheiro da carne humana já que os lobos são daltônicos.

ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS

PLANTÃO DO IG (matéria completa)
Incidente na floresta — Menina foi até a casa da avó e dentro da casa foi devorada por um lobo. Um caçador atirou no lobo e removeu a menina, ainda viva, da barriga. A menina não corre risco de morte.

PLANTÃO DO TERRA (matéria completa)
Incidente na floresta — Menina foi até a casa da avó e dentro da casa foi devorada por um lobo. Um caçador atirou no lobo e removeu a menina, ainda viva, da barriga. A menina não corre risco de morte.

ORKUT
Novas comunidades: “EU JÁ FUI COMIDA POR UM LOBO”, “EU JÁ TIREI MENINAS DA BARRIGA DE LOBOS”, “EU JÁ FUI UM LOBO” e “EU COMI A CHAPEUZINHO”

BBC serviço em português
Avó de Chapéu Vermelho Morre — A avó de Chapéu Vermelho que morava na Mata Atlântica morreu devido a um lobo. O animal ainda comeu o Chapéu e depois foi morto por um caçador que portava ilegalmente uma espingarda de uso proibido. Após o cruel assassinato do lobo, o caçador pegou uma faca, abriu a barriga do animal e retirou o Chapéu Vermelho que foi levado com vida para o hospital.

RÁDIO CBN
Segundo fontes oficiais e agências internacionais uma menina vestida de vermelho foi retirada viva da barriga de um lobo por um caçador. O lobo ainda teria matado a avó da menina. Mais informações daqui a meia hora.

RÁDIO CIDADE FM (noticiário)
O trânsito flui sem problemas na cidade com alguns pontos de retenção que devem ser evitados.

NEW YORK TIMES
Larry Rother: “Tem coisas que só acontecem no Brasil. Uma menina órfã, de nome desconhecido, chamada apenas por Chapeuzinho Vermelho percorria as selvas do Pará que são infestadas por lobos, excluídos de seu habitat natural pela selvagem depredação da floresta tropical. Numa área onde o governo não atua, Chapeuzinho teve quase o mesmo destino da missionária americana Doroty. Enquanto esta foi assassinada por posseiros de terras, a avó de Chapeuzinho foi morta por um dos lobos que depois devorou a menina. Por acaso, um caçador, provavelmente índio da região desamparado pela Funai e sem ter o que comer, invadiu a casa da avó e matou o lobo. Enquanto preparava sua primeira refeição da semana, para sua surpresa, encontrou Chapeuzinho Vermelho ainda viva dentro da barriga do lobo. Como se pode ver, há uma ausência total de políticas ambientais do governo brasileiro permitindo que situações como essas aconteçam com freqüência no Brasil.”

MAIS VOCÊ
Ana Maria Braga: (risadas) Rha, Rha, Rha! Lembra daquela Chapeuzinho? É aquela mesma que fazia piqueniques na floresta com a avó? Pois é. Não é que a menina foi parar dentro da barriga de um lobo!?

Louro José: Inda bein que o lobo prefere comê gente do que passarinho!

Ana Maria: Rha, Rha, Rha!

JORNAL DA RECORD
Boris Casoy: Vejam a que ponto chegamos. Chapeuzinho Vermelho, uma menina com cerca de 12 anos, foi retirada viva da barriga de um lobo que invadiu a casa de sua avó e a matou. Um caçador viu tudo e também matou o lobo. Aonde essa onda de violência vai nos levar? Quando lobos começam a comer pessoas dentro de suas casas o governo federal precisa tomar providências. Lobo comendo gente é uma vergonha!

VIVA RIO
Declaração Oficial: Não é admissível que o cidadão brasileiro porte armas, muito menos uma espingarda. O lobo não precisava ser abatido cruelmente por um assassino. Se o auto-intitulado caçador tivesse usado sua autoridade e pedido com cortesia, certamente o lobo teria regurgitado a menina, afinal de contas é preciso levar em conta a boa índole dos que são levados a cometer pequenos crimes e não se pode julgá-los antecipadamente. O criminoso poderia ainda ter chamado a polícia para negociar a regurgitação da menina.

ANISTIA INTERNACIONAL
Comunicado Oficial: Mantendo sua tendência de desrespeito à vida e aos direitos humanos, o governo brasileiro nada faz para impedir que caçadores continuem matando lobos.

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA
Porta-Voz: Estamos determinando à Polícia Federal que prenda imediatamente o tal caçador, pois é inadmissível um crime hediondo dessa grandeza contra a fauna nacional em risco de extinção. Todo o rigor da lei será aplicado e esperamos que o caçador seja condenado à pena máxima pela morte do lobo.

THE LATE SHOW (David Letterman)
Olha só essa. Olha só essa. Você não vai acreditar. Paul? Você acredita? Você não vai acreditar: um lobo comeu uma menina! Você acredita? Paul? Um lobo comeu uma menina! Eu não acredito. Você acredita? Paul? (Paul) Eu acredito. (David) Você já viu isso antes? Isso já aconteceu antes? Alguém do público já viu isso antes? (Paul) Parece uma história que leram para mim quando eu era criança. (David) Você nunca foi criança… Ainda se fosse um daqueles malditos, ferozes e traiçoeiros Dingos da Austrália… Mas um lobo? Eu não acredito. Hoje no programa, as 10 Mais: “As 10 Maneiras de Não Ser Comido por Um Lobo em Nova Iorque”. Ouviu? Não Ser Comido em Nova Iorque por um lobo! Porque dos ratos não há escapatória. Paul? Você já viu um rato? O Jack Hanna já viu.

PROGRAMA DO JOÃO KLEBER
Você não vai acreditar! Você não vai acreditar! Pela primeira vez na televisão… Você não vai acreditar! É uma história. É uma história de arrepiar! Não vou contar mais nada. Você precisa ver para acreditar. Eu não vou contar. Você não vai acreditar! Só vou contar que tem uma menina. Não vou dizer mais nada. Só que tem um lobo… Não vou contar mais nada. Se você não assistir eu não vou contar. Você quer saber? Você quer saber? Você quer saber como termina essa história? São cenas que você nunca viu. Tem uma menina e tem um lobo. Mas também tem um caçador. Você nunca viu. Se você não assistir você não vai acreditar. Eu não consegui. Eu não consegui ver até o final. O final é inacreditável. É inacreditável o final. E é tudo verdade. Você nunca viu. É verdade e você não vai acreditar. Quer saber como termina essa história? Depois dos comerciais…

DISCOVERY CHANNEL
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.

Enquanto isso na aula da faculdade de jornalismo…
Professor genérico: Queridos, vocês estão vendo toda essa bobagem na mídia sobre essa história da menina e do lobo? Nunca se esqueçam: lobo come menina não é notícia! Menina come lobo, aí sim…

Atualizando: Esse texto é de autoria do jornalista Tom Taborda e foi alterado e distribuído pela net como sendo de autor desconhecido. A Van Lampert me alertou dentro de sua campanha contra os autores desconhecidos. Valeu!

(PostRating: 2 hits today, 0 yesterday, 207 total, 6 max)