Por que 11 jogadores?

A palavra inglesa football registra-se pela primeira vez em 1423/24, e significa “jogo de bola com os pés.”

Os historiadores são unânimes em fixar a data de 26 de outubro de 1863 como a do nascimento do futebol moderno. Até essa data, variaram as dimensões do campo e número de jogadores, visto não haviam regras que disciplinassem esse esporte. Nesse sentido, iniciou-se campanha para que os interessados se reunissem e debatessem a criação do novo organismo, o que ocorreu a 26 de outubro.

O número de 11 jogadores se deve ao fato de que, na Universidade de Cambridge (Inglaterra), a turma que mais se interessava pelo esporte tinha dez alunos e um bedel (chefe de disciplina), e este foi destacado para ser o goleiro.

Da Inglaterra para o mundo, com a uniformização das regras, o esporte logo se difundiu. Em 1871 começou-se a disputar a Taça da Inglaterra, hoje a mais antiga competição de futebol, e uma das mais antigas de todos os esportes.

Embora 1894 seja o ano que os historiadores assinalam como o da introdução do futebol no Brasil, é certo que, muito antes disso, o jogo tenha sido praticado no país. O ano de 1894 é aceito porque foi quando Charles Miller chegou a São Paulo trazendo bolas de couro e uniformes, material usado nos primeiros jogos que ele próprio organizou, entre ingleses e brasileiros da Companhia de Gás.

Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil, nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, filho de pai inglês e mãe brasileira.

(postado originalmente em 9 de março de 2003)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 95 total, 2 max)