A epopéia do upgrade

Finalmente o nababu.org voltou ao ar. E vou explicar por que o upgrade demorou tanto.

Já estava há tempos insatisfeito com a hospedagem anterior do blog, goddaddy.com, sediada nos EUA e indicada, se não me engano, pela Alê Félix, há muitas luas. A única coisa que presta lá é o filtro anti-spam dos e-mails, de resto: lentidão, site confuso, suporte confuso… Então, com a versão do WordPress 2.1, codinome “Ella”, decidi que o upgrade seria duplo: de versão da plataforma do blog e de servidor de hospedagem, mudando para o Dreamhost, hospedagem também sediada em terras estadunidenses, que tem bastante espaço em disco e banda para eu fazer o que quiser, podendo até hospedar mais domínios, subdomínios e bancos de dados.

Contando então por que não foi tão simples esse upgrade:

– Eu tenho hospedados, além do blog, as imagens, vários arquivos armazenados (não vou dizer do que se tratam!) e arquivos auxiliares para os outros blogs, o Amigos Blogueiros e o Firefox Neles – imagens, CSS e outros HTML, como as listas de encontros e os comentários do Flash Blog (mais de 3 anos se passaram e ainda estão aí!). E eu tive que transferir tudo isso de uma hospedagem para outra.

– Finda essa parte, faço o upload dos arquivos do WordPress – eu prefiro instalá-los na mão e não usar o instalador fornecido pelas hospedagens (esta já é a quarta hospedagem, a terceira com WP). Tudo perfeito. Depois o tema Integral, este que estou usando. E finalmente os plugins. Os plugins merecem uma etapa à parte, eu conto depois.

– Agora vem o backup do banco de dados. Essa é a parte mais parruda, já que a versão anterior do WP era a 2.0.6 e não fiz o upgrade no Godaddy. Antes de fazer o backup geral – posts, comentários, categorias, configurações – desabilitei todos os plugins, com exceção do Akismet, o plugin anti-spam, e o Site Unavailable, que era o irresponsável pela mensagem de “Blog em manutenção” que os meus leitores viram. Apaguei os comentários marcados pelo Akismet como spam. Só aí eu fiz um backup geral, usando o script que eu tenho. A etapa seguinte seria configurar os DNS de tal forma que o domínio “nababu.org” deixaria de apontar para o Godaddy e passaria em definitivo para o DreamHost. Porém eram 22h de quinta-feira e acabei pegando no sono, atrasando ainda mais o upgrade. Acordei às 0:50 e resolvi desligar tudo e deixar a atualização do DNS para a manhã. Assim fiz essa atualização às 7h.

Com esse efeito, horas depois quem acessasse o nababu.org veria uma mensagem de erro do WordPress dizendo que o banco de dados estava desconfigurado. Não apenas desconfigurado, mas ainda não havia BD nenhum no servidor MySQL do Dreamhost, eu teria que enviar o meu backup.

Estava com tempo ocioso no trabalho (!!) e consegui acessar o servidor MySQL do GoDaddy, ao qual ainda tenho acesso. E baixei todo o banco em formato texto. Então, entrei no servidor do DreamHost e fiz a importação de todo esse material. Conferência entre os dois bancos. Todas as tabelas em ordem.

Foi então que configurei o WordPress e o meu script de backup, que uso há anos, e rodei o código de upgrade do WP – o que converte as tabelas para que possam ser utilizadas pela versão 2.1, codinome “Ella”. Agora voltou a mensagem de “blog em manutenção” e o código de backup também funcionou.

– Agora vem a parte de configurar os plugins. Eu uso vários aqui. Mas essa parte eu tive que fazer em casa, porque tinha acabado o ócio (!!). O trabalho não era apenas reativar os plugins, mas procurar por novas versões, compatíveis com o WP 2.1. O último obstáculo era um plugin, feito há pouco tempo, que é uma adaptação de um plugin feito por outro cara e que precisei modificar para atender a algumas necessidades minhas. Acontece que o autor do plugin original já o havia atualizado, e eu teria que atualizar o meu código também, para adequá-lo a “Ella”. Já passava de meia-noite, de sexta para sábado, e a atualização do plugin ficou pronta. Mas apanhei… porque o autor mudou o menu onde a tela de configuração (para quem conhece WordPress, passou do menu Options para o Manage). Até descobrir foi uma aflição. 😐

– Agora parece que está tudo bem. “Ella” não me deixou na mão até agora. 😉

– E pra concluir… ainda atualizei os blogs que estão no Blogger para a nova versão Google. São quatro: Amigos Blogueiros, Firefox Neles, a fase blogger do nababu.org (quase 2.500 posts de fevereiro de 2002 a agosto de 2004) e um blog secreto. O único que não foi migrado foi o Amigos Blogueiros, para isso seria preciso que a Bani, criadora do blog coletivo, também fizesse a migração. Deixa pra lá, então… Aliás eu tirei os arquivos da fase Blogger daqui – agora eu só vou repostar os textos antigos que achar bons. Nada mal para comemorar os 5 anos do blog, daqui a duas semanas.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 6 total, 2 max)