Explicação: Como e por que saí do Orkut – e voltei uma semana depois

Como é de conhecimento de alguns de vocês, eu excluí meu perfil antigo do Orkut na semana passada. Vou explicar por quê.

Depois de quase 3 anos eu estava perto de acumular 1000 scraps. Eu não sou mal-educado e até adiciono quem não conheço – é bom conhecer gente nova, não fosse por isso não teria conhecido a minha ex, por exemplo. Mas depois de um tempo, começam a vir os problemas. Me mandavam todos os tipos de bobagens, lendas, peixinhos, bules, spams, etc. Tinha gente que me mandava convite para as comunidades dela até 3 vezes por semana. E eram quase sempre as mesmas pessoas, que eu não conhecia e que nem se deram ao trabalho de tentar me conhecer. Eu dou todas as direções: MSN, GTalk, e-mail e até celular! Mas não adianta… Era uma relação muito estranha, essa com o Orkut: eu tinha 59 fãs, mas vários eu não conhecia.

Para chegar mais rápido ao milésimo, até adiantei o serviço: descobri alguns notórios fuxiqueiros do Orkut, em cujas páginas de recados os orkuteiros agradeciam, reclamavam, xingavam por terem sido espionados. Aí eu fuxiquei também. 🙂 (Daniele e Ramerson, thanks a lot!) Depois de uns dias os fuxicados chegaram e, na terça-feira, completei o milésimo! Depois veio o tão esperado momento de entrar na página do Google e entrar com a senha, para excluir o perfil. Porém ele é excluído completamente em até 24 horas, nesse tempo entraram mais 9 recadinhos.

A limpeza, porém, ainda não estava completa, devido à integração entre o Orkut e outros serviços do Google. Os contatos do Gmail estavam uma bagunça só: ainda ficaram os e-mails de todas as pessoas do Orkut, além dos e-mails de TODOS OS IGNORADOS do Orkut! Fui eliminando todos os desnecessários; é claro que alguns vão voltar à medida que eu adiciono todo mundo que quero de volta. Ainda tinha o GTalk. Na lista de ignorados do GTalk estavam todos os ignorados também, mesmo aqueles que haviam saído da lista, ou porque eu tirei da lista de ignorados, ou que tiveram o perfil excluído do Orkut. Era lixo demais!

Aproveitei para sair de outras redes sociais, como o Gazzag. A “bolha” das redes sociais no Brasil já estourou faz tempo. Há quanto tempo vocês não recebem um convite para o Gazzag, Beltrano ou 1Grau?

Depois de uma semana, criei um novo João M. no Orkut e estou adicionando todo mundo que me interessa, do perfil antigo, aos poucos. Eu estou com as listas de contatos e de comunidades aqui. Se você recebeu meu convite, fique tranquilo porque não é clone, sou eu mesmo! E eu quero MESMO você! Outros não terão a mesma sorte.

Os PS.:

1) Uma historinha: no dia em que o Romário fez o gol 999, faltavam mais ou menos 140 scraps para chegar ao milésimo. E não é que o milésimo scrap chegou ANTES do milésimo gol? Ele fez agora há pouco. 🙂

2) O link para o perfil novo já está aí do lado, em Contato.

3) Já que o assunto é Orkut, algumas dicas de segurança para perfis. Evitem colocar muitas informações nos perfis, muitas fotos de família e fotos que tenham referências sobre local de trabalho e residência. Esse foi um dos assuntos do meu último encontro de blogueiros, que eu vou contar mais em outro post.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 3 total, 1 max)