Dieta científica

Como todos sabem, 1 caloria é a unidade empregada na avaliação da quantidade de calor absorvida por 1 grama de água quando a sua temperatura se eleva de 1 grau Celsius.

Traduzindo isso em termos mais práticos, podemos dizer que ao se ingerir uma sobremesa bem fria (geralmente constituída, em grande parte, de água), o processo natural que elevará a temperatura da sobremesa consumida à do corpo durante o ciclo digestivo, usará a única fonte de calorias disponível: as gorduras do corpo.

Por exemplo: uma sobremesa ingerida a 0 grau Celsius terá, em um período muito curto, essa temperatura elevada a cerca de 36 graus Celsius. Pelo exposto anteriormente, para cada grama de sobremesa ingerida, o processo consumirá 36 calorias. Estimando que uma sobremesa tem, em média, cerca de 168 gramas, a ação termodinâmica extrairá 6048 calorias (1 cal/g/grau x 36 graus x 168 g) da gordura do corpo até que a temperatura da sobremesa se normalize.

Com isso, fica evidente que quanto mais quantidade de sobremesas frias forem ingeridas, mais rápido se perde peso.

Este princípio funciona da mesma maneira quando se bebe cerveja estupidamente gelada. Cada grama de cerveja contém 0,6 calorias latentes e 36 calorias são necessárias para a normalização da temperatura. Como o corpo precisa suprir as 35,4 calorias que faltam para cada grama de cerveja, não é preciso ser nenhum cientista espacial para concluir que 10620 calorias são extraídas do corpo no consumo de uma latinha de cerveja.

Sobremesas geladas (sorvete, por exemplo) são mais benéficas ainda, já que são necessárias 83 cal/g para derretê-los (ou seja, elevar sua temperatura a zero grau Celsius) e mais 36 cal/g para chegar na temperatura do corpo.

Isso é muito melhor e mais eficaz do que correr na praia !

Uma observação importante é que comer pizza, que contém excessivas calorias latentes e é servida acima da temperatura do corpo, pode produzir efeitos opostos. Há uma saída: beber muita cerveja quando comer pizza e depois entupir-se com grandes tigelas de sorvete.

Conclusão: manter uma dieta rigorosa a base de sorvete, cerveja e pizza garante um corpo em forma de maneira prazeirosa.

(postado originalmente em 22 de agosto de 2002)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 2 total, 1 max)