Como foi o BlogCamp MG


Warning: Illegal offset type in /home/nababu/nababu.org/wp-content/plugins/smart-links-master/smart-links-helpers.php on line 222

Warning: Illegal offset type in /home/nababu/nababu.org/wp-content/plugins/smart-links-master/smart-links-helpers.php on line 223

O BlogCamp MG foi muito bom. Mas vou contar como foi a viagem por partes.

Dia 1

Cheguei a Belo Horizonte na tarde de sexta. Meu primeiro passeio seria com a Raquel, que iria me mostrar um pouco da cidade, mas ela teve que trabalhar até mais tarde e depois ir à faculdade. Então tive que me virar. Tirei fotos na Praça da Liberdade, que fica perto do hotel, e procurei uma lan house para saber o que os outros blogueiros estavam planejando para a noite. Encontrei, verifiquei e-mail e Twitter e descobri que a Lu Monte, o Fugita e outros iriam comer num tal de Redondo, que ficava na Lagoa da Pampulha. Só que cheguei ao Redondo às 20h e todo mundo já tinha saído. A noite acabara aí. Mas não perdi a viagem e apresento agora um personagem fundamental nessa minha viagem: a cobra atropelada.

Cobra atropelada

Dia 2

No sábado é que começou o BlogCamp. Depois de meia hora subindo a Afonso Pena (não sei como consegui, já estava cheio de dor nas pernas e pés de tanto vagar por BH na sexta), cheguei ao Oi Futuro, onde fui muito bem recebido pela Camila, Pedro Villalobos, Rafa CST, Maysa, Norberto Kawakami e o organizador Rafael Arcanjo. Peguei logo os Coolnex Cards do nababu.org para distribuir durante o evento.

Depois do café da manhã, começou o BlogCamp, com a presença da Renata Inhasz do UOL, que falou sobre o programa de afiliados daquele portal. A apresentação foi boa, embora muita gente (me incluam) já estivesse de saco cheio de monetização e a Renata foi meio que jogada na cova dos leões, ela não tinha nada preparado.

Renata do UOL

A palestra seguinte foi sobre BlogHits. Coisas como os Coolnex Cards, Blogurinhas, garrafas da Absolut, memes e outros hypes dentro da blogosfera, que são úteis para a divulgação dos blogs.

A seguir veio a discussão sobre credibilidade dos blogs, a partir de um texto que diz simplesmente “os blogs já eram”. Um sonolento Jobson Lemos falou na qualidade de ex-funcionário do Estadão e da Carta Capital. Jorge Rocha, que é simplesmente o Exu Caveira Cover, também participou.

Fomos então almoçar.

A tarde reservou mais surpresas. Foram feitos sorteios! Eu ganhei um pendrive.

Finalmente, o Guilherme fez uma palestra com cara de palestra mesmo, sobre o modelo adotado pelo Papo de Homem, que é o de uma “revista” sobre estilo de vida. Já tinha muita gente do lado de fora, encarnando o espírito de desconferência do BlogCamp ou BarCamp.

A noite terminou no Amarelim — sim, existe o Amarelim em BH — onde os nerds trocaram toques de celular pelo bluetooth.

Dia 3

Último dia em BH. Dessa vez fui de táxi para a Oi Futuro, depois de fechar com o hotel. Só estava lá o Norberto. A maioria dos participantes chegou bem mais tarde.

Só achei uma palestra entusiasmante. Ian Black, vestido com a camisa da seleção brasileira de 1982, apresentou sua tão esperada palestra sobre “técnicas de blogagem para pegar mulé”. Basicamente ele citou alguns blogs que tinham esse objetivo, alguns de forma mais sutil, outros de forma artística, outros bem mais escancarados. Houve também outra apresentação, sobre liberdade de expressão, direito e censura.

Depois fomos ao Museu das Telecomunicações no espaço Oi Futuro, onde um instrumento musical chamado theremin virou brinquedo nas mãos dos geeks.

theremin

Aí acabou tudo e alguns de nós foram para um shopping para mais demonstrações explícitas de nerdice.

Gostaria de agradecer aos patrocinadores, pois sem eles seria bem mais difícil fazer o evento, ter camisetas, coffee break, etc.: Dinheirama, BlogBlogs, IdeiasNet, Coolnex, NetMovies, Zura, iMusica e Oi Futuro.

Atualizando: as minhas fotos do BlogCamp BH estão em um link provisório, infelizmente não existem miniaturas e vocês terão que abrir uma por uma, pois não consegui subi-las para o fotolog que uso para as fotos dos encontros.

Atualizando 2: outro link provisório das fotos.

Atualizando 3: As fotos já estão todas aqui. Ainda é o link provisório, pois o fotolog onde as fotos dos encontros ficam continua com problemas.

Atualizando 4: Outras fotos estão no Flickr, com a tag blogcampmg ou blogcamp mg.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 17 total, 2 max)