Inferno: exotérmico ou endotérmico?

A seguinte questão foi feita em uma prova de Química na Universidade de Washington.:”(Outras versões do texto dizem que o evento aconteceu na FATEC, na USP, na PUC ou na UFBA. Mas o texto original está em inglês.)”: A resposta dada por um aluno foi tão “profunda” que o professor resolveu compartilhá-la com seus colegas via internet, e é por isso que vocês podem lê-la agora.

A questão era a seguinte:

O inferno é exotérmico (libera calor) ou endotérmico (absorve calor)?

A maioria dos alunos justificou suas opiniões usando a Lei de Boyle (um gás se expande quando aquece) ou alguma variante da mesma. Um aluno, entretanto, respondeu o seguinte:

Em primeiro lugar, precisamos saber como a massa do inferno se altera. Assim, a que velocidade almas entram no inferno e a que velocidade elas saem? Penso que podemos assumir seguramente que, uma vez que a alma vai para o inferno, não sairá. Portanto, nenhuma alma sai. Para sabermos quantas almas entram, olhemos para as religiões diferentes que existem no mundo hoje. Algumas destas religiões acreditam que se você não é um crente da religião deles, irá para o inferno. Como há mais que uma religião e as pessoas não pertencem a mais de uma religião, podemos projetar que todas as pessoas e todas as almas vão para o inferno. Com o número de nascimentos e mortes, nós podemos esperar que o número de almas no inferno aumente exponencialmente.

Agora precisamos verificar a taxa de mudança no volume do inferno, porque a Lei de Boyle diz que, para que a temperatura e pressão se mantenham constantes, o volume do inferno precisa se expandir proporcionalmente à adição de almas. Há duas possibilidades:

1. Se o inferno está se expandindo a uma taxa mais lenta que a taxa à qual as almas entram, então a temperatura e pressão no inferno aumentarão até o inferno explodir.

2. Se o inferno está se expandindo mais rapidamente do que o aumento de almas no inferno, a temperatura e pressão descerão até que o inferno congele.

Qual delas, então? Se aplicarmos o postulado que a Teresa me disse quando eu era calouro, que diz: “o inferno vai congelar antes de eu ir para a cama com você”, e levarmos em conta que eu ainda não consegui ter relações sexuais com ela, então a segunda possibilidade não pode ser verdadeira, e portanto eu tenho certeza de que o inferno é exotérmico e não congelará.

O aluno recebeu a única nota “A” da turma.

(postado originalmente em 08 de fevereiro de 2003)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 396 total, 12 max)