Curinga ou Coringa?

Vendo a reação da nossa blogosfera à morte de um jovem ator, que interpretou magistralmente um daqueles vaqueiros baitolas, eu descobri que ele também foi show de bola fazendo o vilão do próximo filme do Batman, ainda em fase de produção.

Mas TODOS os blogs, sem exceção, erraram o nome do personagem. O certo é CURINGA e não CORINGA. Mas qual é a diferença?

Minhas fontes de consulta são o Prof. Pasquale e alguns dicionários. O Curinga é o Joker, o palhaço, designando o bobo da corte, funcionário de um regime monárquico encarregado de fazer o monarca rir. Acabou virando uma carta de baralho, que em algumas situações pode substituir qualquer outra.

Curinga pode ser também uma pessoa versátil, capaz de desempenhar várias atividades, aquele jogador que “joga nas 11”. Na informática, é um caracter que pode ser substituído por qualquer expressão. O curinga mais famoso da informática é o *.*, que pode designar qualquer nome de arquivo no Windows ou no antigo DOS.

A palavra Coringa existe na língua portuguesa. É um tipo de vela que se coloca em algumas embarcações, ou uma pessoa muito magra e feia.

E por que o inimigo do Batman é chamado de Coringa? Por causa da Editora Brasil-América Ltda., a Ebal, do Rio de Janeiro, que lançou as histórias em quadrinhos do Batman no Brasil em 1953. Alguém lá decidiu que a palavra Curinga, o sinônimo correto para o Joker, era muito feia e trocou-a por Coringa.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 1.197 total, 12 max)