Paixão pelo pingüim vira livro

Linux

Vou falar de uma fera em Linux: Rubem E. Ferreira, meu colega de trabalho, que é formado em Engenharia Eletrônica pela UERJ e possui certificação Conectiva, que batalhou bastante e conseguiu publicar seu primeiro trabalho: “Guia do Administrador do Sistema”.

Do primeiro contato com a Novatec, uma das mais importantes editoras de informática do país, em fevereiro de 2002, até a edição final, foram longos e suados meses de idas e vindas de mensagens eletrônicas com as correções e sugestões do editor.

E como surgiu a idéia: “Vi uma chamada de procuramos autores na área de Linux no site da Novatec e tive a idéia de enviar um resumo da apostila que aplicava quando era professor dos cursos livres da Dinfo. O editor gostou e aí resolvemos desenvolver o livro.”

O Guia do Administrador foi lançado há duas semanas, em São Paulo, onde fica a sede da editora, e já está à venda nas livrarias Siciliano e Tempo Real (em promoção). Por aqui, no Rio, só deve aparecer em agosto ou setembro.

O livro é uma referência completa, com tudo sobre as atividades básicas de administração do Linux, abrangendo também a criação e manutenção de redes. Um manual indispensável tanto para quem está iniciando no sistema do pingüim quanto quem é usuário mais experiente. O livro está baseado no Red Hat Linux e, em menor escala, no Conectiva.

Parabéns Rubem!

(postado originalmente em 27 de junho de 2003)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 2 total, 1 max)