Sobre o encontro BLS

Sobre o super encontro no Armazém Digital do Leblon, tenho que dizer que foi muito bom! Várias facetas da blogosfera foram a pauta da nossa conversa. Desde assuntos já manjados como “blog é literatura?”, “blog é jornalismo?”, “blogueiro é formador de opinião?” até novidades como medição de popularidade dos blogs, rankeamentos (ai ai…), monetização (o Carlos Cardoso explicou muito bem a vida de um ProBlogger, o cara que vive de escrever) e até blogueiros que escrevem de áreas de risco (Iraque e Rio de Janeiro incluídos). Havia umas cento e poucas pessoas, parece que só o Halloween Blogueiro, há 4 anos, teve mais gente.

O palco foi formado pelo Cardoso, Beto Largman (organizador do evento), Fábio Seixas, Paulo Mussoi (coordenador dos blogs do Globo) e pelo Inagaki, que chegou direto de São Paulo para o encontro.

Vários integrantes da platéia fizeram perguntas: o Laufer1 , a Viva (que mora do lado do Rio Design Leblon e foi minha companhia durante todo o evento), o Danilo do Digital Minds, o Alexandre Fernandes, a blogueira do Desbancando Balzac e muitos outros. Embora eu tenha gostado muito da participação da galera, achei que alguns assuntos ficaram de fora, como as relações pessoais formadas através dos blogs. Falou-se um pouco de literatura, com o Ina citando alguns autores que ficaram conhecidos através de blogs e o Cardoso falando de sua experiência com livros de informática nos anos 80 e 90, mas faltou alguém como o Alex Castro para termos o ponto de vista de um blogueiro-escritor.

Tinha uma criança que se divertia pelos arredores do Armazém, mais tarde descobri que era a filha do Cris Dias. Tinha o Jorge Aragão2 também, ele foi convidado pelo Beto mas não fez show no final. O Ina, o Nick Ellis, o Rômullo do Blog do Noel e outros blogueiros presentes distribuíram seus cartões de apresentação, o que me deu a idéia de fazer os meus nababu-cards. Vou encomendá-los em breve.

No final alguns incansáveis, eu incluído (graças às férias), foram para o Bracarense para mais conversa. E foi lá que descobrimos mais alguns personagens da blogosfera brasileira… Se eu sou o Amaury Jr. e o Inagaki é a Alicinha Cavalcanti (!!!), o Cardoso é o Paulo Francis da blogosfera. Agora (quase) tudo faz sentido. 🙂

Vejam aqui as poucas fotos que tirei.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 5 total, 1 max)
  1. Laufer é muito importante na música brasileira; é o co-autor de ‘Rio 40 Graus’ com a Fernanda Abreu e foi parceiro do Fausto Fawcett nos anos 80 – sim, ele conheceu a Regininha! []
  2. O único brasileiro, que eu saiba, que tem um iPhone. []