BlogCamp em Vitória

Aconteceu mesmo neste feriadão o BlogCamp do Espírito Santo. Foi muito bem organizado pela Confraria Secreta dos blogueiros capixabas, que não é mais tão secreta assim. Vou contar o dia-a-dia do evento, que começou na…

Sexta-feira

A primeira parte do encontro blogueiro foi no bar Abertura da Praia do Canto, na região boêmia de Vitória. Que é algo como a Savassi em Belo Horizonte, ou a Lapa no Rio. Eu cheguei cedo e já estavam vários blogueiros reunidos. A mesa reservada era bem grande mas não coube tanta gente.

O grande momento foi quando o Bruno Dulcetti chegou, de peruca, fazendo uma espécie de cover do Ian Black. Contou umas piadas horríveis e chamou a tudo e a todos de “modafoca”, expressão que está virando moda na blogosfera. Teve de tudo nesse pré-encontro, até mesmo degustação de filé mignon e de kibe, em plena sexta-feira santa! E todos puderam conhecer a Дарья, a amiga russa do Ivo Neuman.

Sábado

Fui para o campus da UFES onde aconteceu o BlogCamp e me perdi, mas por pouco tempo. Depois do café da manhã, começou o evento. O Haeckel, que fazia aniversário, foi com o microfone para que todos se apresentassem – e por pouco não esqueceu de mim. Enquanto isso, foram distribuídos brindes de blogs que eu nunca tinha visto: ímãs de geladeira (distribuídos pela Sylvia) e bottons (distribuídos pelo Dulça).

Depois foi a vez do Mackeenzy, do Videolog, levar camisas e explicar o funcionamento do site de vídeos. Logo depois o Ivo distribuiu um presentinho etílico para a galera. A Lu Freitas Joaninha sugeriu a criação de uma “nuvem de tags”, que incluíam temas como “blogueira gata” e “processos judiciais envolvendo blogs”.

Pergunta: quantos blogueiros cabem dentro de um Siena? A resposta é 7: eu, Lu Monte, Lu Freitas, Jonny Ken, Johnny C Thiago, Alexandre Sena e Gustavo, o motorista. Foi assim que fomos para o almoço em Camburi. O Sena se distraiu e colocou SAL no cafezinho. 🙂

À tarde, depois do almoço, é que o BlogCamp teve mesmo cara de desconferência. Tinha gente nas duas salas (salas de aula, com carteiras, quadro de giz e os escambaus, afinal era um campus universitário) e tinha gente do lado de fora. Uma das discussões foi sobre tags e categorias. Olha eu aí participando:


(link para o vídeo – créditos: Alexandre Sena)

Logo depois aconteceu o ponto alto do evento, que foi a gravação ao vivo de um podcast, mediado pelo Alexandre Sena. Falou-se até de Big Brother, graças ao Jonny e à Lu Monte, que têm um blog sobre o programa. Depois de mais de uma hora de podcast (o botão STOP do gravador do Alexandre foi apertado duas vezes), cujo resultado final pode ser encontrado no Radar Cultura, o primeiro dia de BlogCamp estava fechado.

À noite aconteceu o rock blogueiro, no Espaço Spetacollo. Explicação: o que os cariocas chamam de “night” e os paulistas chamam de “balada” é chamado de “rock” em Vitória, mesmo que não toque rock nenhum. O som foi do DJ Raphael Mendes, que foi do muito bom ao ruim. Teve até funk da Menina Pastora e da Tropa de Elite.

O lugar era muito bom, parabéns ao Matheus que o indicou.

Domingo

Fui um dos primeiros a chegar. Depois que havia um número bom de pessoas, começou uma sessão de vídeos estranhos e engraçados organizada pelo André Metzen (ver posts anteriores). Depois, o clima de desconferência continuou, mas um pouco mais morno do que no dia anterior. Alguns blogueiros organizaram o primeiro BlogCampo, uma pelada (no sentido “esportivo”). Eu vi o vídeo e o Dulcetti deu novamente seu show particular. Infelizmente eu tinha passagem de avião marcada para as 18h e tive que sair cedo.

Enfim… foi mais um evento onde o importante foram as pessoas. Como prometido, não escrevi no blog nem no Twitter durante o evento, mas muitos o fizeram, pois havia wi-fi à vontade. É saudável, mas não acho que isso deve ser uma obrigação.

Finalmente, meus thank you very much para todos os que se empenharam para que o BlogCamp ES acontecesse: os patrocinadores IdeiasNet, Zura, iMusica, NetMovies, Riot e iMasters e os blogueiros capixabas que organizaram, dentre eles destaco: Armando, Emily, Rebeca e Rafa.

(PostRating: 0 hits today, 1 yesterday, 197 total, 12 max)