BlogCamp em Aracaju

Vou contar agora o que aconteceu no primeiro BlogCamp nordestino que contou com minha presença. Para minha alegria, foi em Aracaju, que eu visitei pela terceira vez e me traz lembranças muito felizes.

11 - Fotopages.com

Cheguei na sexta à tarde. À noite, foi a primeira parte do encontro, uma recepção no restaurante Cariri, na Orla de Atalaia e do lado do meu hotel. Já estava lá o Alexandre Sena, que chegou a Sergipe na terça-feira. Fui muito bem recebido pelo organizador Antonio Carlos, do Meu Papagaio, que se mostrou um grande agregador da blogosfera sergipana — sobre isso conto daqui a pouco. Todos ganharam camiseta e crachá.

Alexandre twittava a torto e a direito com seu celular. Eu não twittei, mas eu resolvi testar, por sugestão do Guilherme, se existia wi-fi de graça no Cariri. Existia sim, e deu tempo de ver os e-mails e conversar um pouco com a Amada no MSN. Essa primeira parte acabou cedo.

No dia seguinte foi a desconferência mesmo, numa sala do Shopping Riomar. Duas coisas precisam ser ditas sobre os blogueiros sergipanos. Em primeiro lugar, há muitos jornalistas que são blogueiros, mais ou menos como era no tempo em que comecei (2001, 2002). Em segundo lugar, eles valorizam demais a cultura e os costumes locais. Quantas vezes vocês leram na mídia “normal” sobre os times de futebol sergipanos? Graças a blogueiros como o Daniel, esse tipo de divulgação é feita.

Houve um encontro de blogueiros no mesmo lugar, em março, também organizado pelo Antonio Carlos. Na época, ele já era antenado e falava de coisas desconhecidas por lá, como RSS e AdSense. De lá pra cá o conhecimento dos blogueiros sergipanos melhorou muito.

O ponto alto foi uma conversa com o Guilherme do Papo de Homem, que foi a Aracaju representando a AXE para fazer ações publicitárias entre os blogueiros do Nordeste. Cada um de nós contou suas experiências na blogosfera. Logo depois o Guilherme deu vários conselhos, como o uso de plugins para WordPress e de ferramentas para análise de tráfego (Google Analytics e outras).

O rango foi farto e gordurento, e ninguém precisou sair para almoçar. Provavelmente por eu ter um blog culinário, fui convidado a cortar o bolo. Eu também ajudei com o sorteio de uma camisa do Blog@dois, gentilmente cedida pela Miss Joe. Daniel foi o sortudo.

22 - Fotopages.com

E para quem reclama que ninguém transmite vídeo dos eventos, eu digo que dessa vez o problema foi técnico. A FANESE tinha um proxy que barrava o upload de vídeo e também impossibilitava o uso do Flickr. Felizmente o Twitter estava funcionando. O Alexandre levou um Asus EEE (rodando Xandros Linux) nas cores branca e azul-bebê, que fez muito sucesso.

17 - Fotopages.com

Tudo terminado no Shopping Riomar, fomos para o outro shopping de Aracaju, o Jardins. Tomamos algumas no simpático Boteco. Depois foram todos para casa (ou hotel) e, depois de um cochilo, um grupo foi para a night na boate Etnia, que toca rock e música eletrônica. Olha só o grupo: um carioca (eu), um brasiliense (Alexandre), um mineiro expatriado (Guilherme), três baianos (Tiago, Yuri e Gerson) e apenas um sergipano (Daniel). O domingo foi dia livre.

24 - Fotopages.com

Não poderia deixar de agradecer aos patrocinadores, alguns deles conquistados dias antes do BlogCamp: AXE, FANESE, PlugMania, IsFreePop, Portal Escritório Virtual, Uêba, Xpock e boo-box.

Pra terminar, as fotos estão aqui. Eu também coloquei algumas no Orkut, mas é mais para que a Amada veja…

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 183 total, 11 max)