Pequim ou Beijing?

Lemos nos jornais a notícia de que uma empresa chinesa chamada Lenovo comprou a divisão de computadores pessoais (PCs) da IBM, o que representou o fim de uma era, já que foi o PC da IBM, com sua arquitetura aberta, que em 1981 mudou para sempre a história da microinformática. Pois bem, a Lenovo é uma empresa estatal com sede em Beijing, a capital da China.

Mas… a capital da China não é Pequim?

Beijing e Pequim (Peking em inglês) são dois nomes para a mesma cidade, mas os chineses preferem que se use a primeira versão. O motivo: Pequim é uma antiga grafia do nome da cidade. Com a introdução do “pinyin” (uma fórmula de transcrição alfabética da língua chinesa para facilitar os contatos com o exterior) pelo Estado chinês em 1979, o nome correto para a capital do país passou a ser Beijing.

Essa história de Beijing e Pequim está explicada com mais detalhes aqui.

Atualizando (05 de agosto de 2007): outra explicação, bem mais pormenorizada, está aqui. O que acontece é que as palavras chinesas, segundo o Pinyin, não se escrevem como se pronunciam. Escreve-se Beijing ou Pequim, mas a pronúncia correta é Pequim. Ou seja, o cachorro pequinês continua pequinês e não beijinguês. 🙂

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 182 total, 2 max)