A dança da pizza e o saci

O Violeiro descobriu algo relevante sobre a deputada que dançou para comemorar a vitória de um colega no paredão da Câmara:

A moça da dança da pizza

Sabia que a conhecia de algum lugar. Nós, criadores de saci, já estávamos implicados com ela. Faço parte da Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS), com sede em Botucatu. Aqui mesmo no blog – dia 20/06/2005, escrevi sobre este trabalho.

Vão ouvindo. Tempos atrás, essa mesma moça que dançou, quis instituir o “dia do saci” em 31 de outubro. Justificava o pedido, dizendo que esse é o dia do halloween, então seria uma resposta brasileira ao que nos é impingido pela indústria do consumo etc. Até apareceu em fotografia com o presidente Lula, na ocasião do requerimento.

Nós da ANCS fomos contra essa iniciativa. Ora essa, o dia deles é deles, o nosso é nosso. Imagina se seu filho, minha senhora, um dia lhe perguntasse: “Mamãe, por que 31 de outubro é o dia do saci?” A senhora teria que responder: “porque é o dia do halloween.”

Larga mão! O nosso ser tem suas características especiais e brasileiras. É mais do que capaz de ter a própria data, em vez de ficar macaqueando as bruxas de lá (que, aliás, não bruxoleiam como as de cá – vide Franklin Cascais).

Mas peraí, tô falando bobagem em relação às datas. O saci tem uma natureza anarquista. Se instituirmos um dia para nosso primata, é bem capaz que ele arranque a página do calendário, faça dela seu pito e taque fogo. Pode sumir com esse dia, como faz desaparecer chaves e ferramentas.

Quer saber, isso tudo é coisa de quem não vê saci e quer se aproveitar do assunto para aparecer.

Bem feito.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 29 total, 3 max)