Por que não posso ter um canadense como escravo?

A Dra. Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio dos Estados Unidos que dá conselhos a pessoas que telefonam para seu programa. Apesar de ser judia ortodoxa, ela é adorada pelos fundamentalistas evangélicos, uma vez que defendem rigorosamente os mesmos princípios. Seu discurso é tão virulento que o programa que apresenta nos EUA foi proibido no Canadá, onde a lei proíbe a pregação de ódio contra minorias. Há alguns anos ela disse, citando o Levítico 18:22, que a homossexualidade é uma abominação e não pode ser perdoada em nenhuma circunstância. O texto a seguir é uma carta aberta para a Dra. Laura, escrita por um residente na costa leste dos Estados Unidos, carregada de ironia:

Cara Dra. Laura,

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas de acordo com a Lei de Deus. Eu aprendi muito com seu programa, e tento compartilhar o conhecimento com o máximo de pessoas que consigo. Quando alguém tenta defender o estilo de vida dos homossexuais, por exemplo, eu simplesmente relembro a eles que Levítico 18:22 claramente define que isso é uma abominação. Fim da discussão. Entretanto, eu preciso dos seus esclarecimentos a respeito de algumas das outras leis e de conselhos para segui-las:

a) Quando queimo um bezerro em um altar como um sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável ao Senhor (Lev. 1:9). O problema são meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo esquartejá-los?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como sancionado no Êxodo 21:7. Segundo a senhora, hoje em dia qual seria um preço justo por ela?

c) Eu sei que não posso ter contato com uma mulher menstruada, porque ela se torna impura por sete dias (Lev. 15:19-24). O problema é como saber se ela está ou não menstruada. Eu até tentei perguntar, mas muitas mulheres tomam isso como ofensa.

d) Segundo Lev. 25:44, eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que comprados de nações vizinhas. Um amigo meu argumentou que isso só se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Poderia esclarecer? Por que eu não posso ter canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. Em Êxodo 35:2 está escrito claramente que ele deveria ser condenado à morte. Eu estou moralmente obrigado a matá-lo?

f) Um amigo meu acha que embora comer crustáceos seja uma abominação (Lev. 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu discordo que possa existir uma escala que classifique pecados entre menos graves e mais graves. Caso a doutora concorde com meu amigo, seria possível preparar uma tabela para medir os graus variáveis de abominação? Pelo que eu estou sabendo, abominação é o mesmo termo usado tanto em Levítico 11:10 como em Levítico 18:22. A senhora pode decidir isso?

g) Lev. 21:20 declara que eu não posso me aproximar do altar de Deus se possuo um defeito em minha visão, pois nenhum homem que tiver algum defeito se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Porém tenho que admitir que uso óculos de leitura. Minha visão teria que ser perfeita?

h) A maioria de meus amigos homens corta seus cabelos e apara a barba, inclusive com um certo estilo, embora isso seja expressamente proibido pelo Lev. 19:27. Como eles devem morrer?

i) Segundo Lev. 11:6-8, se tocar a pele de um porco morto tornar-me-ei impuro. A bola de futebol americano é feita de pele de porco, mas eu ainda posso jogar se usar luvas?

j) Meu tio tem uma fazenda. Ele não estaria contrariando o que é determinado em Lev. 19:19 plantando duas culturas diferentes no mesmo campo? O mesmo não estaria fazendo sua mulher, usando roupas feitas de dois diferentes tipos de fios (mistura de algodão e poliéster)? Ele também tende a maldizer e blasfemar. Para puni-los será mesmo necessário que passemos pelo transtorno de ter que juntar toda a cidade para apedrejá-los? (Lev. 24:10-16). Não poderíamos simplesmente queimá-los até a morte, já que esta é uma questão privada de família, como é o caso das pessoas que dormem com parentes? (Lev. 20:14)

Eu sei que a senhora estudou essas coisas profundamente, assim eu confio que a sra. poderá me ajudar. Obrigado de novo por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

De um seu discípulo devoto e fã adorador,
Jim

(postado originalmente em 05 de abril de 2003)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 94 total, 3 max)