A primeira bolha especulativa

Deu no Bom Dia Brasil…

…uma historinha interessante sobre a Holanda. O país foi o protagonista da primeira “bolha” de especulação insensata que se tem notícia, por causa das tulipas, hoje seu símbolo nacional.

Originária da antiga Pérsia, na região que pertence à atual Turquia, a tulipa foi levada para a Holanda no século XVI, quando tiveram início as pesquisas para obtenção de novas variedades. A flor, rara e graciosa, passou a ser símbolo de status. No século XVII eram comercializados bulbos de tulipa com valor unitário equivalente a mil ou 3 mil dólares. O suficiente para adquirir pelo menos duas casas completas e mobiliadas na época.

Para gerir os fabulosos negócios envolvendo a tulipa, foi criada na Holanda a primeira bolsa de que se tem notícia. Numa determinada época a flor chegou a atingir preços estratosféricos (foi o 1° boom de que se teve notícia).

Muitos holandeses chegavam a vender tudo que possuíam para comprar os bulbos de tulipa importados da Turquia. Por um único bulbo de tulipa eram capazes de dar bens valiosos como toneladas de trigo e centeio, manadas de bois e ovelhas e pratarias. O caso mais grave que se tem conhecimento foi de alguém que trocou quase 5 hectares de terras por uma única flor.

Até que um certo dia, porém — assim reza a lenda –, um marinheiro embriagado comeu a tulipa do tipo mais caro que existia pensando se tratar de uma cebola, e todos ficaram estupefatos, de início, para depois caírem na real e finalmente entenderem que o preço estava irracionalmente alto e, de fato, uma tulipa não poderia custar tão absurdamente caro. Um dos negociantes da época resolveu então vender tudo o que tinha, bulbos e raízes, no que foi seguido por outro, e outro…

E foi quando aconteceu a primeira despencada da história das bolsas. Os resultados foram cruéis e a tulipa acabou formando uma torrente de desesperados falidos pelo excesso de oferta.

Era o estouro da bolha especulativa…

(postado originalmente em 21 de agosto de 2002 – há exatos 5 anos!)

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 85 total, 2 max)