Como eu uso o nofollow

Antes de explicar o que está no título, vamos à definição de nofollow, escrita pelo Bruno Alves:

Nofollow é um microformat, criado em janeiro de 2005 com o intuito de permitir que um link seja apontado, sem que seja endossado.

Forma de uso:

<a href=”http://www.example.com” rel=”nofollow”>Example</a>

O parâmetro foi adotado inicialmente pelo Google, e mais tarde por outras máquinas (engines) de busca, com o objetivo de prevenir o spam em comentários de blogs e fóruns. Ao usar nofollow em um link, você está avisando ao buscador que aquele link não deverá influenciar o ranking do site destinatário nesse buscador e não deve ser seguido.

Um excelente texto sobre nofollow foi escrito além-mar por Francisco Tomé Costa, abordando temas como uso do microformato em links patrocinados, tratamento por diferentes engines de busca, etc.

Então, como eu uso o nofollow no nababu.org?

O WordPress coloca o microformato nofollow por default em todos os links enviados pelos leitores nos comentários. Pode ser o próprio blog do comentarista ou qualquer URL que ele digitou. Porém, com o tempo, apareceram métodos melhores para se evitar o spam (Akismet, captcha, desafios matemáticos, etc.), assim geralmente só se vê comentários e links válidos. Por que não liberar esses links válidos do nofollow? A solução é usar um plugin para o WP chamado DoFollow, que retira o nofollow dos links nos comentários após 2 dias.

Na lista de blogs linkados eu faço o seguinte:

– Há blogs que eu leio mas não endosso 100% o conteúdo, ou não vou com a cara do(s) autor(es). Nesse caso, eu coloco o nofollow, e esta é a regra mais próxima da definição do Bruno Alves. Link apontado, mas não endossado.
– Também recebem nofollow os blogs sem atualização por mais de 1 mês. Se atualizarem, eu tiro o microformato e eles voltam a receber meu “link love”.

E agora tenho mais uma regra:

– Os blogs cuja ferramenta permite o uso de feeds mas o dono desabilitou os feeds vão também com nofollow. Há alguns exemplos na minha lista, todos no Blogspot.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 142 total, 12 max)