BlogCamp RJ, demorou mas saiu! E foi excelente!

Dessa vez não foi preciso viajar a outro estado para que o Amaury Jr. da blogosfera aparecesse em mais um encontro de blogueiros. Os cariocas e outros brasileiros que chegaram à Muy Leal e Maravilhosa Cidade foram brindados com um excelente BlogCamp em um excelente lugar, o Oi Nave na Tijuca.

1 - Fotopages.com

Antes quero explicar o que é o Oi Nave. É um colégio estadual, mas não é um colégio estadual como outro qualquer. O Nave (Núcleo AVançado em Educação) é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Para quem vai lá, é um lugar fantástico, com computadores, videogames (!), telas LCD por toda parte, salas de aula coloridinhas e um auditório cheio de Pufs, onde acontece de vez em quando o Descolagem.

Eu fui lá e já me encontrei com o organizador-modafoca Bruno Dulcetti, que foi “escudeirizado” por Beto Largman, Mackeenzy e Fábio Lima do Videolog e alguns outros. Pouco a pouco chegaram os demais ratos de BlogCamp, como o Fugita, Alexandre Sena, Fábio Seixas, DJ Raphael, Guilherme, etc. O coffee-break estava divino e era de graça. Segundo o Dulça, o encontro demorou mas saiu, foi um longo período de planejamento e 4 adiamentos.

9 - Fotopages.com
Minha querida Viva e seu “notebook”

Dessa vez o evento foi dividido em diversas “arenas”, já que o espaço e os recursos possibilitavam essa divisão. Acho que esse foi o BlogCamp em que eu me perdi mais, dada a quantidade de atrações. Mas o mais importante foi, é claro, o networking, conhecer as pessoas. Achei uma simpatia a Tine Araújo, que veio de Curitiba, a Miss Moura e a Aline Rodrigues, que faz podcast e escreve sobre F1. Ainda troquei algumas palavras com a Cristina Dissat, o Guilherme Lacombe e outros que não me lembro o nome. E ainda revi quem não via há séculos: Joselito, Eduardo e Leonardo “Ock-Tock”.

O almoço foi no Peixoto, restaurante nordestino (uia!) na Barão de Mesquita, um dos melhores do Rio. Muita carne de sol, pirão de leite e queijo coalho para todos. Na volta estive em uma excelente oficina organizada pela Maffalda, sobre voluntariado.

35 - Fotopages.com

A palestra final foi da Alê Félix, sobre conteúdo, em que ela deu valiosas dicas aos blogueiros. Pedro Jansen, do projeto Yahoo!Posts, também participou. No final Alê foi simplesmente agarrada pelo Mackeenzy, que estava muito modafoca nesse BlogCamp, mesmo preocupado com a explosão de tráfego no Videolog, resultante do seu sucesso. A frase do post anterior é do final da palestra.

Logo depois enchemos o Buxixo (?) na Praça Varnhagen – perto do prédio onde aconteceu o histórico halloween dos blogueiros, há quase 5 anos. Mesmo com chuva, alguns valentes foram para a boate Six na Lapa. Eu já estava muito cansado e voei para casa, e para a cama, nem deu para mandar os meus SMS noturnos…

Pra terminar, vamos em cinco partes:

1) o “momento Maguila” com os agradecimentos aos patrocinadores: Nave, Oi Futuro, Estrela Guia, Riot, Videolog, Bolsa de Mulher, iMasters, Camiseteria, Vilago e BlogBlogs.

2) Minhas fotos do BlogCamp RJ

3) As fotos da Tine Araújo

4) Quem mais escreveu sobre o BlogCamp: Bruno Freitas, Alexandre Sena, Mackeenzy, Felipe Neto, Mario Nery, Pedro Cardoso, Thássius, Yogodoshi, Nick Ellis, Cleiton, Febox, Felipe Santiago, Rachel Juraski, Giglio, Ock-Tock, Michel Souza, Ana Cláudia Bessa, Coutinho, Tigre de Muleta, Vinicius Theodoro, Patricia Haddad, Emily e Thera.

5) A proposta de formação de um grupo de voluntários, resultante da oficina da Maffalda, está em http://moourl.com/acaosocialrjppt

Atualizando: a edição 74 do Podcast do Alexandre Sena é sobre o BlogCamp RJ. Este blogueiro pode ser ouvido brevemente no início do podcast, dizendo o nome do seu autor. 🙂

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 227 total, 12 max)